10 coisas que não sabias sobre o Titanic

27 de Maio de 2016

Às 23h40 da noite de 14 de abril de 1912, o RMS Titanic chocou contra um gigantesco icebergue, que o levaria a afundar-se. Com ele, 1503 foram perdidas, apenas três horas após o acidente.

Como grande marco das comunicações marítimas que foi, propomos-te 10 factos interessantíssimos sobre o legendário transatlântico que, seguramente, ainda não sabias.

1. Simulacro cancelado

2.Botes

Foi uma coincidência desagradável, mas no mesmo dia em que o RMS Titanic chocou contra o icebergue, foi planificado um exercício com botes salva-vidas. O simulacro viria a ser cancelado devido a razões desconhecidas. Não obstante, muitos acreditam que mais vidas poderiam ter sido salvas, caso esta manobra tivesse sido realizada.

2. Os botes a meio gás

3.Salvavidas

Além de não dispor de suficientes botes salva-vidas a bordo para transportar os 2200 passageiros, muitos deles foram lançados meio vazios. De facto, o primeiro bote salva-vidas a sair do navio levou apenas 28 pessoas, apesar de possuir uma capacidade para 65.

3. Cães sobreviventes

4.Perros

Dos 12 cães que o Titanic levava a bordo, apenas três sobreviveram: um pequinês e dois exemplares de pomeranian.

4. Advertências sobre icebergues

5.Iceberg

O Titanic recebeu seis advertências oficiais sobre icebergues potencialmente perigosos que poderia encontrar no seu trajeto.  

5. Ilusão óptica?

6.Ilusión

Alguns especialistas acreditam que uma ilusão óptica, mais precisamente um reflexo de luz, poderá ser a causa da tripulação não se ter apercebido do icebergue até ao último momento.

6. Sem binóculos

7.Prismáticos

Os vigilantes do Titanic perderam a chave para abrir a caixa dos binóculos. Daí que a prevenção da tripulação para possíveis perigos durante a viagem – tais como icebergues – foi totalmente inútil.  

7. A entrada mais cara

8.Entrada

O bilhete mais caro vendido para o Titanic tratou-se de uma entrada de primeira classe, que custou 4.350 dólares (algo equivalente a 69.600 dólares nos dias que correm).

8. Valentes músicos

9.Músicos

Como pudemos apreciar no filme ‘Titanic’, de 1997, a orquestra do barco tocou sem parar até ao afundamento. Os músicos, que estavam na coberta, atuaram durante duas horas e cinco minutos, sem que nenhum deles sobrevivesse.

9. Salvo por uma bebedeira

10.Panadero

Charles Joughin, o chefe dos padeiros do Titanic, sobreviveu à catástrofe apesar de ter passado cerca de duas horas nas águas geladas. Quando foi resgatado, Joughin afirmou que conseguiu aguentar tanto tempo devido ao facto de estar completamente embriagado de whisky.

10. Cadáveres recuperados

11.Cuerpos

Das 1.503 que faleceram no acidente, foram recuperados 340 corpos e, deles, apenas 119 puderam ser identificados

Se desconhecias e se te interessam estes dados históricos, não podes perder a estreia de ‘A Maldição do Republic’, já no próprio dia 5 de junho, às 22h55. Neste documentário, iremos aprofundar o mistério do afundamento do RMS Republic, também da mesma companhia, a Star Liner, que iniciou a viagem três anos antes do seu barco irmão e, alegadamente, com um tesouro a bordo.

Tag: , , , ,