9 Curiosidades sobre Nelson Mandela

27 de Novembro de 2015
  1. Nasceu e foi criado no seio de uma tribo, a Thembu, de etnia Xhora. Originalmente, o seu nome foi Rolihlahla, cujo significado é “indisciplinado”.
  2. Com apenas 7 anos, tornou-se na primeira criança da sua tribo a ir à escola, recebendo educação britânica. Foi na escola onde a professora, Sra. Mdingane, decidiu que o seu nome, a partir de então, seria Nelson.
  3. Em 1952, com 34 anos, Nelson Mandela inaugurou o primeiro escritório nacional de advogados africanos.
  4. Depois de ser condenado à prisão a 7 de novembro, ao sair da sala onde havia sido julgado, repetiu três vezes o grito de “Amandla!”, que significa “Poder!”, recebendo ali mesmo a resposta do público, com “Ngawethy!”, que significa “Para o Povo!”.
  5. Esteve na prisão durante 27 anos.
  6. Durante o seu encarceramento, estudou Direito, à distância com uma universidade londrina. Apesar de ter obtido o título, as autoridades sul-africanas impediram o reconhecimento da sua licenciatura.
  7. Colocado em liberdade em 1990 e com 71 anos, Nelson Mandela assumiu a liderança do partido e iniciou a transição do país para a democracia. Depois das primeiras eleições gerais com direito a voto para todos os grupos raciais, a 10 de maio de 1994, Mandela converteu-se no primeiro presidente de raça negra da República da África do Sul.
  8. Através da Fundação Nelson Mandela, participou na luta contra a SIDA.

O dia 18 de julho, data do seu nascimento, foi declarado pela Assembleia das Nações Unidas como o “Dia Internacional Mandela pela Luta das Liberdades”.

Tags: , , , , , ,

Entradas relacionadas



 

O ano mais quente da História

2015 foi o ano mais quente da História, desde que existe um registo das temperaturas. De facto, é um rigoroso estudo d...

Ler mais
 

De onde vem o Dia da Mãe?

A celebração do Dia da Mãe é uma das datas mais celebradas no calendário, ano após ano. “Mãe só há uma” e ...

Ler mais
 

A partir de hoje, vais recordar Thomas Edison todos os dias

Thomas Alva Edison (Milão; Ohio, 1847 – West Orange; Nova Jersey, 1931) foi um dos personagens mais relevantes da his...

Ler mais