A OMS põe fim ao Ébola

24 de Fevereiro de 2016

6 de dezembro de 2013, Guékédou, na Guiné Conacri. Uma criança converte-se na primeira vítima do vírus do Ébola, contagiando toda a sua família. Pouco tempo depois, o vírus propagar-se-ia pela República da Libéria e da Serra Leoa, causando mais de 11 mil mortos só em África ocidental.

Recentemente, e depois de dois anos a lutar contra esta epidemia, a Organização Mundial de Saúde declarava o fim do Ébola na Libéria, já que se haviam passado 42 dias desde que a última pessoa infetada teve resultados negativos, em duas ocasiões consecutivas, nos testes que evidenciam ou não a presença do vírus no sangue.

Aliás, esta posição da OMS já foi feita anteriormente na Guiné e na Serra Leoa, pelo que se pode dizer que a África Ocidental encontra-se, de momento, livre do Ébola.

Não obstante, a OMS também advertiu que isto não significa que se devam abrandar os controlos sanitários, já que existe a possibilidade bastante premente do retorno do vírus, que pode ser imediato.

Por isso, os países devem estar preparados para prevenir, detetar e responder em caso de um novo surto. Atualmente, continua sem existir uma cura para este vírus, embora a comunidade científica tenha produzido, em tempo recorde, uma vacina.

Esta não pode ser utilizada como outras vacinas comuns, como a da poliomielite ou a do sarampo, já que esta vacina não garante a imunização perante o vírus.

Passados 769 dias, a OMS declarou, então, o final do Ébola. Mas… até quando? Todas as segundas-feiras, não perca ‘Micro Assassinos’, em exclusivo no Canal História. Nesta série, conheceremos a origem e o experienciar de todas estas doenças letais, entre elas, o Ébola. Pilar Mateo, especialista mundial em doenças endémicas, é a nossa guia para saber mais, e vai ser imperdível!

Tags: , , ,

Entradas relacionadas



 

9 Curiosidades sobre Nelson Mandela

Nasceu e foi criado no seio de uma tribo, a Thembu, de etnia Xhora. Originalmente, o seu nome foi Rolihlahla, cujo sig...

Ler mais
 

Nanotecnologia com expansão noutras galáxias

Conquistar outros mundos sempre foi, até esta semana, uma missão para qualquer romancista literário ou guionista de c...

Ler mais
 

Quem foram os Celtas?

Muitas são as coisas que têm vindo a ser ditas sobre os Celtas, ainda que não saiba demasiado sobre este povo. Os Cel...

Ler mais