David Bowie: A trajetória de uma lenda

17 de Fevereiro de 2016

David Robert Jones, mais conhecido como David Bowie, foi uma dos grandes personagens da História da música contemporânea. A sua imagem tão espetacular quanto ambígua tornou-o num ícone não apenas musical, como visual.

Faleceu há quase um mês, inesperadamente, na madrugada de 10 para 11 de janeiro. Tinha 69 anos. Nos anos 70 e 80, popularizou o “glam rock” e saltou para a fama com o inovador “Space Oddity”. Três anos depois, regressaria ao estrelato com o disco “The Rise and Fall of Ziggy Stardust and the Spiders from Mars”.

De facto, Bowie foi mais do que uma voz de uma geração. A sua imaginação e talento marcaram a segunda metade do século XX.

No passado dia 7 de janeiro, apenas três dias antes da sua morte, David Bowie lançaria aquele que viria a ser o seu último videoclip para o tema “Lazarus”. Em quatro minutos, pudemos ver a estrela naquilo que se pensa ser um reflexo de como passou os seus últimos tempos de vida: magro, cansado e debilitado.

No vídeo, Bowie aparece de olhos vendados a levitar na cama de um hospital psiquiátrico. Este trabalho chamado “Blackstar” chegou às lojas a 8 de janeiro, coincidindo com o seu 69.º aniversário.

O derradeiro capítulo de Bowie incorporou novas matizes musicais, como uma banda de jazz, sem modificar o seu som, tão característico. Sentiremos (e já sentimos) a tua falta, David.

Tags: , , ,

Entradas relacionadas



 

As frases mais famosas de Leonardo Da Vinci

As frases mais famosas de Leonardo Da Vinci: Leonardo da Vinci (15 de abril de 1452 –  2 de maio de 1519) é um homem...

Ler mais
 

James Watt e a máquina a vapor

James Watt nasceu a 19 de janeiro de 1736 em Greenock, Renfrewshire, um porto marítimo no Firth of Clyde, na Escócia. ...

Ler mais
 

Nanotecnologia com expansão noutras galáxias

Conquistar outros mundos sempre foi, até esta semana, uma missão para qualquer romancista literário ou guionista de c...

Ler mais