Dez momentos históricos com todas as cores

11 de Maio de 2016

A máquina do tempo é um dos utensílios mais mistificados na história da humanidade. Muitos asseguram já a ter visto, incluindo um cientista iraniano:
Razeqi Ali, de 27 anos, afirmou ter criado a máquina, com base num algoritmo.

O certo é que uma das melhores ferramentas para viajar até ao passado é a fotografia e, de facto, assim o demonstra o livro The Paper Time Machine’. Esta obra, publicada recentemente, contém 130 fotografias históricas, ordenadas de forma cronológica por Wolfgang Wild e retocadas pelo diretor do projecto Dynamichrome, Jordan Lloyd.

Contudo, o The Paper Time Machine vai mais longe. Cada imagem escolhida foi restaurada, cuidadosamente, a cores. “A nossa intenção é oferecer um suplemento, para sugerir uma ideia de cores que o fotógrafo poderia ter visto através da sua lente”, justifica Jordan Lloyd. Assim, cada elemento das imagens foi investigado e a autenticidade das suas tonalidades foram comprovadas. Trata-se da representação mais real que se fez até agora destes momentos tão históricos.

Os seguintes dez exemplos, fotografias a preto e branco que foram reconstruídas a cor, são extraídos do livro.

1. A Coluna de Nelson (Trafalgar Square, Londres)

A sua data é de abril de 1844 e mostra a construção do monumento de 5,5 metros, feito em honra do herói da batalha de Trafalgar, o almirante Horario Nelson. O seu estilo baseia-se no reinado de Augusto de Roma e detém decorações com folhas de bronze, procedentes da fusão de canhões britânicos. Foi desenhada pelo arquiteto William Railton, em 1838.

1.Columna_Nelson

IMAGEM: SSPL/GETTY IMAGES

1.Columna_Nelson(color)

2. Estátua da Liberdade (Nova Iorque)

Os trabalhadores construíram a Estátua da Liberdade no interior da oficina do escultor francês Frédéric Auguste Barthodi, em Paris. Nessa foto de 1882, os criadores não imaginavam que estariam a lidar com um dos monumentos mais reconhecidos de Nova Iorque, que se tornou na ‘capital do mundo’ durante o século XX.

A gigantesca escultura foi uma prenda que a França ofereceu aos Estados Unidos em 1886, com o intuito de celebrar o primeiro centenário da Declaração de Independência face a Inglaterra e um símbolo de amizade entre as duas nações. Em junho de 1878, a parte de cima da estátua foi exibida ao público nos jardins do Campo de Marte, por alturas da Exposição Universal de Paris.

2.Estatua_libertad

IMAGEM: ALBERT FERNIQUE/LIBRARY OF CONGRESS

2.Estatua_libertad(color)

3. Basílica de Sacré-Coeur (Paris)
Fotografia da construção do campanário da basílica de Sacré-Coeur, na colina de Montmartre, em Paris. Este templo foi encomendado pela Assembleia Nacional em 1873, de forma a homenagear os franceses mortos durante a Guerra Franco-Prussiana. Contudo, a sua construção não ficou concluída até ao final da I Guerra Mundial, em 1919.

3.Sangrado_corazon

IMAGEM: KEYSTONE-FRANCE/GAMMA-KEYSTONE VIA GETTY IMAGES

3.Sangrado_corazon(color)

4. Tower Bridge (Londres)

Uma das obras mais célebres da capital de Inglaterra e do Reino Unido, que se distingue pelo seu mecanismo levadiço e que facilita a navegação pelo rio Tâmega. Desenhada por Sir Horace Jones, a sua construção teve início em 1881 e foi inaugurada em 1894. A ponte surgiu como consequência do progresso económico da parte este da cidade e pela impossibilidade de cortar o acesso ao porto, que na época se situava na Pool of London.

4.Tower_Bridge

IMAGEM: ENGLISH HERITAGE/HERITAGE IMAGES/GETTY IMAGES.

4.Tower_Bridge(color)

5. Torre Eiffel (Paris)

Desenhada Maurice Koechlin e Émile Nouguier, contudo o seu nome deriva do seu construtor, o engenheiro Alexandre Gustave Eiffel, embora inicialmente tenha sido baptizada La tour de 300 mètres (A torre de 300 metros).

Durante 41 anos, desde a sua construção em 1889 até 1930, foi a estrutura mais alta do planeta. Atualmente, é o monumento mais valioso do continente europeu, com um valor estimado em 544.00 milhões de dólares para a economia francesa, à frente do Coliseu de Roma e Sagrada Família de Barcelona.

5.Torre_eiffel

IMAGEM: ROGER VIOLLET/GETTY

5.Torre_eiffel(color)

6. Stonehenge (Amesbury, Inglaterra)

Na imagem, podemos ver um momento das escavações e das restaurações levadas a cabo pelo tenente coronel Hawley, em 1920. Curiosamente, e apesar dos seus mais de 2.000 anos de existência, esta é uma das fotografias que menos evoluiu na sua paisagem, uma vez que o sítio pouco se alterou desde esta fotografia. A finalidade desta misteriosa construção é ainda desconhecida, mas acredita-se que serviu como lugar de culto religioso, monumento fúnebre ou como algum tipo de observatório astronómico, utilizado para perceber as estações do ano.

6.Stonehenge

IMAGEM: ENGLISH HERITAGE/HERITAGE IMAGES/GETTY IMAGES

6.Stonehenge(color)

7. Monte Rushmore (Dakota Do Sul)

Esta singular obra de arte comemora o nascimento, crescimento, conservação e evolução dos Estados Unidos enquanto nação. Para isso, o escultor Gutzon Borglum, juntamente com o seu filho, ergueu os rostos dos presidentes George Washington, Thomas Jefferson, Theodore Roosevelt e Abraham Lincoln numa montanha de granito situada em Keystone, na Dakota do Sul.

Esta imagem foi tirada a 31 de maio de 1932, durante a inspeção da cara de George Washington. De ressalvar que cada cabeça mede 18 metros de altura, os narizes cerca de seis metros, as bocas 5,5 metros de largura e os olhos cerca de 3,4 metros de uma extremidade à outra.

7.Monte_Rushmore

IMAGEM: LIBARY OF CONGRESS

7.Monte_Rushmore(color)

8. Represa Hoover (Arizona)

Situada no curso do rio Colorado, serve como fronteira entre os estados do Arizona e do Nevada, tendo sido terminada em 1936. Na fotografia, vários funcionários norte-americanos viajam num tubo gigante de ferro (a cerca de 30 metros de altura), para contemplar a totalidade da construção.

8.Presa_Hoover

IMAGEM: BUREAU OF RECLAMATION

8.Presa_Hoover(color)

9. Ponte Golden Gate

Esta ponte suspensa une o norte da península de São Francisco com o sul de Marin. Recebeu o nome à semelhança do estreito de Constantinopla, chamado também de Porta Dourada, que ligava o continente europeu ao asiático. A fotografia data ao início da construção, em 1934.

Tem uma peculiar relação com a história do cinema, dado que a sua espetacularidade e atração a fez ser utilizada nos filmes de ‘X-Men’ (2006) e ‘Super-Homem’ (1978).

9.Golden_gate

IMAGEM: LIBRARY OF CONGRESS / CHAS. M. HILLER.

9.Golden_gate(color)

10. Taj Mahal (Agra, India)

Restauração do Taj Mahal, em 1942. O soldado John C. Byrom captura um par de cores na piscina de mármore, em frente ao palácio. É considerado o mais belo exemplo de arquitetura mongol e faz parte das Sete Maravilhas do Mundo desde 1983.

10.Taj_Mahal

IMAGEM: LIBRARY OF CONGRESS

10.Taj_Mahal(color)

Tags: , , , , , , ,

Entradas relacionadas



 

James Watt e a máquina a vapor

James Watt nasceu a 19 de janeiro de 1736 em Greenock, Renfrewshire, um porto marítimo no Firth of Clyde, na Escócia. ...

Ler mais
 

A Biografia de Thomas Edison

Sendo o mais pequeno de sete irmãos, Thomas Alva Edison nasceu a 11 de fevereiro de 1847 em Milão, uma pequena aldeia ...

Ler mais
 

10 curiosidades que não sabias (e que vais querer saber!) sobre Star Wars

A espera chegou ao fim! Estreia HOJE, a nível mundial, o sétimo episódio de “Star Wars: O Despertar da Força”. T...

Ler mais