dateicon
24 de Abril 1916
Revolta da Páscoa na Irlanda

Em Dublin, nacionalistas irlandeses liderados por Patrick Pearse (1879-1916) promovem a Revolta de Páscoa contra o governo britânico.

Em Dublin, nacionalistas irlandeses liderados por Patrick Pearse (1879-1916) promovem a Revolta de Páscoa contra o governo britânico. Um grupo de irlandeses ataca as sedes das delegações do governo de Dublin e cercam o posto dos correios.

Depois destes breves êxitos proclamam a independência da Irlanda. Na manhã seguinte, a cidade parece estar sob o seu controlo. Contudo, ao longo do dia 25, as autoridades britânicas lançam uma contra-ofensiva que se prolongou até ao dia 29, esmagando definitivamente a sublevação. Pearce e outros 14 nacionalistas foram executados por causa da sua participação na Revolta da Páscoa.

Hoje em dia são considerados mártires e heróis por muitos irlandeses. O conflito armado continuou e, finalmente, em 1922, foi assinado um tratado de estado livre para a Irlanda, que conseguiu a sua independência. No entanto, o acordo não satisfez toda a gente uma vez que seis condados do norte da ilha permaneceram sob a coroa britânica, circunstância que deu origem ao IRA, o Exército Republicano da Irlanda.


dateicon
24 de abril de 2003
Projeto do Genoma Humano

Sequência completada.

No dia 24 de abril de 2003 foi apresentado o Projeto do Genoma Humano.

Trata-se de uma investigação científica internacional, cujo objetivo fundamental era determinar a sequência que compõe o ADN e identificar e cartografar os cerca de 20.000 e 25.000 genes de um ponto de vista físico e funcional.

A informação do genoma é armazenada nos 23 pares de cromossomas dos seres humanos. A dita informação comporta cada função metabólica, estrutural ou enzimática, assim como cada tecido, órgão, etc.

O projeto, que começou em 1990, contava com um financiamento de 90.000 milhões de dólares com James D. Watson como diretor da equipa.

O trabalho serviu para identificar inúmeras doenças e ajudar a resolver problemas médicos do ponto de vista genético.


dateicon
24 de abril de 1990
Hubble é posto em órbita

Telescópio espacial

A 24 de abril de 1990 foi posto em órbita o telescópio espacial Hubble, que funciona no exterior da atmosfera na órbita circular em redor da Terra, a 593 km acima do nível do mar. O telescópio recebeu o nome em honra do astrónomo Edwin Hubble.


Caracteriza-se pela captação de imagens com uma resolução ótica superior a 0,1 segundos de arco. O telescópio permite efetuar estudos sobre a composição do Universo, das galáxias, dos buracos negros ou a formação das estrelas.


A principal vantagem do Hubble é a capacidade para eliminar os efeitos da turbulência atmosférica. O telescópio incorpora quatro aparelhos capazes de obter imagens e espectros. Para gerar eletricidade, são utilizados dois painéis solares que alimentam as câmaras. Além disso, o Hubble conta com baterias recarregáveis através desses painéis, o que permite utilizar a eletricidade armazenada quando a Terra tapa o Sol ou quando a orientação dos painéis não é adequada.