Amundsen: a conquista do Polo Sul

23 de Dezembro de 2020

Há um século atrás, o norueguês Roald Amundsen conquistou o Polo Sul pela primeira vez na história com a sua equipa de cinco homens.

A conquista do Polo Sul foi um dos desafios mais dramáticos empreendidos por seres humanos.

A história começou após a chegada de Frederick Cook ao Polo Norte.

 Expedição do Polo Norte de Cook

Amundsen tinha estado em várias expedições ao Polo Norte, e quando viu a cobertura mediática do feito de Cook, quis tornar-se o primeiro homem a chegar ao lugar mais meridional da Terra: o Polo Sul.

Tanto Amundsen como Scott começaram os seus preparativos para tentar conquistar o Polo Sul ao longo de 1909, uma tarefa que se estendeu em ambos os casos ao longo de 1910. No início de 1911, tanto as expedições de Amundsen como as de Scott tinham os seus campos de base instalados na Plataforma de Gelo de Ross.

Foi aqui que as diferenças começaram a aparecer. Amundsen escolheu a costa junto à Baía das Baleias como ponto de partida, onde montou o seu acampamento base em Framheim.

Campo base Framheim.

Scott, por seu lado, escolheu o lado oposto da Plataforma de Gelo de Ross, junto ao Estreito de McMurdo.

Em outubro, os dois exploradores partiram com os seus respetivos grupos, por um lado Amundsen com trenós de cães e por outro Scott com trenós motorizados, cavalos e cães siberianos.

A 14 de Dezembro de 1911, a vitória para a conquista do Polo Sul foi de Amundsen, veio 34 dias antes da chegada de Scott.

A diferença entre os dois exploradores foi que Amundsen regressou em segurança, enquanto Scott não teve tanta sorte. Os trenós motorizados partiram-se, os cavalos tiveram de ser abatidos, e as equipas de cães foram com Scott e o resto da equipa a pé. Quando chegaram ao Polo Sul, souberam que Amundsen já tinha chegado anteriormente. No seu regresso, as condições meteorológicas eram realmente más, dois membros da equipa morreram e mais tarde uma tempestade apanhou Scott. Apenas dois membros da equipa sobreviveram e foram capazes de chegar ao acampamento base.

Um ano mais tarde, foi encontrado o corpo congelado de Scott.

Tumba de Scott, Wilson y Bowers

Entretanto Amundsen estabeleceu um negócio de sucesso e tornou-se o primeiro explorador a sobrevoar o Polo Norte.

Em 1928, Amundsen perdeu a sua vida ao tentar salvar um companheiro explorador cujo dirigível se despenhou no mar perto de Spitsbergen, Noruega.

Contenido relacionado