As 10 curiosidades mais surpreendentes da Casa Branca

23 de Dezembro de 2020

A Casa Branca é provavelmente a casa mais famosa do planeta. Tem sido onde a guerra e a paz foram decididas e nomes como Eisenhower e Franklin Delano Roosevelt passaram como presidentes e residentes.

Uma residência icónica que presenciou diversos marcos históricos está também cheia de curiosidades e segredos que nem todos conhecem. 10 das mais surpreendentes são estas:

 

5.000 METROS QUADRADOS PARA UM GRUPO DE 13 PESSOAS

Apesar de ter mais de 5.000 metros construídos sobre um terreno de 73.000, o pessoal permanente da casa branca é de 13 pessoas. O pessoal externo é composto por mais de 300 pessoas. Devem frequentar instalações como um salão de bowling, um dentista, um salão de beleza, salas de reuniões, escritórios ou a casa do presidente.

 

PISOS ESCONDIDOS

Embora não seja visível a olho nu, a Casa Branca tem entre 4 e 6 andares, segundo diversas fontes. Para se deslocar entre estes, a residência tem 7 elevadores.

A CASA NEGRA

A verdade é que, devido ao ataque à base americana em Pearl Harbor, a Casa Branca podia ter sido negra. São necessários 2.000 litros de tinta branca para a cobrir completamente. A cor branca foi escolhida para proteger a sua fachada das fortes geadas.

CASA DAS FESTAS

De acordo com a Associação Histórica da Casa Branca, 18 casamentos foram ali realizados até à data. O primeiro teve lugar a 29 de Março de 1812 entre Lucy Payne Washington e Thomas Todd. O último foi em 19 de Outubro de 2013 entre Pete Souza, o fotógrafo oficial da Casa Branca, e Patti Lease.

 

A ALA OESTE ERA TEMPORÁRIA

Provavelmente uma das áreas mais conhecidas da residência, a Ala Oeste foi temporariamente construída como uma estrutura de escritórios. Acabou por não ser demolido.

 

CALOR NA RESIDENCIA

O calor antes do ar condicionado era um problema que os moradores da casa tinham de sofrer. O Presidente William Howard Taft teve a ideia de construir um alpendre no telhado do edifício. Uma estrutura básica de madeira com redes mosquiteiras como paredes para dormir fresca nas noites de Verão. Hoje em dia, seria impensável.

 

NAO É ÚNICA

O design da Casa Branca é tão conhecido que existem réplicas ou cópias da residência mais famosa do mundo. Uma das mais conhecidas é a da Irlanda, que também serve de residência oficial do presidente. Outra encontra-se na Virgínia (EUA) e é uma residência privada.

 

A MAIOR CASA

O título da maior casa nos Estados Unidos foi mantido pela Casa Branca até 1860, quando residências maiores começaram a ser construídas em todo o país. Atualmente a maior é a Biltmore Estate, que tem 16.400 metros quadrados e se situa na Carolina do Norte.

 

A PRIMERA PEDRA FOI DE UM ESPANHOL

Pedro Casanave, de origem navarra e chegado aos Estados Unidos em 1785, foi aquele que, devido a várias circunstâncias e coincidências, acabou por presidir à cerimónia da primeira pedra da Casa Branca.

 

NAO ERA “A CASA BRANCA”

Desde a sua construção até à presidência de Theodore Roosevelt esta não era conhecida como tal, mas sim como a Casa do Presidente. Foi durante o seu mandato (1901-1909) que foi oficialmente nomeado como “A Casa Branca”.

 

 

Contenido relacionado