Cinco coisas que não sabia sobre a Torre Eiffel

12 de Fevereiro de 2020

Desde que foi inaugurada em 1889, a Torre Eiffel converteu-se na imagem simbólica de França e tem vindo a atrair milhões de turistas todos os anos.

Construído para a Exposição Universal de 1889, recebeu aclamação popular, visto que aquela estrutura modificou o perfil de Paris. Independentemente se já o visitou ou não, há curiosidades sobre este monumento que poderá ainda não conhecer.

1- Outra das estruturas que competiram com a Torre Eiffel para se tornar um dos protagonistas da Exposição Universal de 1889 foi uma guilhotina gigante. Felizmente, o comité de selecção descartou esta opção e optou pelo projecto Eiffel.

2- Quando Adolf Hitler visitou a cidade de Paris, pediu para subir ao topo da Torre Eiffel. Os planos foram interrompidos quando a Resistência Francesa cortou os cabos do elevador que iriam deixar o ditador em terra sem poder admirar de cima a capital francesa.

3- Paris é uma das cidades mais visitadas anualmente e uma das razões é a Torre Eiffel. A cada ano, mais de 7 milhões de pessoas sobem ao seu ponto mais alto, o que equivale a mais pessoas do que vivem em países como o Panamá.

4- A Torre Eiffel mede oficialmente 324 metros, da base à ponta da antena. Mas essa dimensão diminui no Inverno seis centímetros devido ao frio e aumenta 12 no Verão pela expansão do ferro, material este que compõe a torre.

5 – O frio, a chuva, o sol, o vento, a neve, o mau tempo, os pássaros e o uso das instalações pelos turistas; fazem com que a Torre Eiffel precise de um revestimento de tinta a cada sete anos. Nesse processo, usam mais de 60 toneladas de tinta e a sua restauração leva entre 14 e 15 meses para deixar a Torre Eiffel como nova.

Conhecia estas curiosidades? Já visitou a Torre Eiffel?

Contenido relacionado