Cinco dados extraordinários sobre o corpo humano

29 de Maio de 2020

O corpo humano é a máquina mais perfeita que existe e ao mesmo tempo a mais vulnerável. São incríveis as coisas novas que são descobertas a cada ano sobre como trabalhamos internamente e os avanços que são feitos na ciência para curar doenças que se acreditavam ser incuráveis.

  • Todas as pessoas têm uma maneira diferente de espirrar. Há quem o faça silenciosamente e outros parecem estar a explodir uma bomba. Mas algo acontece a todas as pessoas durante o espirro: várias funções do corpo param. Além disso, para que ocorra um espirro, estão envolvidas várias partes do corpo, como músculos abdominais, peitorais, pálpebras, pulmões, traqueia, garganta e narinas.
  • Se nunca cortarmos o cabelo em 80 anos de vida, o comprimento deste pode atingir 725 km.
  • Já se apercebeu que corta mais vezes as unhas das mãos do que as dos pés? Tal acontece porque estas crescem quatro vezes mais rápido do que as dos pés.
  • Nascemos com 14 bilhões de neurónios. A partir dos 25 anos, começamos a perder cerca de 100.000 neurónios por dia, um processo que acelera à medida que crescemos.
  • O coração humano bombeia cerca de 182 milhões de litros de sangue ao longo da vida de um ser humano. O sangue é bombeado com tanta força que, numa ocasião real, podia chegar ao quarto andar.

Contenido relacionado