Festivais de música que fizeram história

27 de Julho de 2021

Com a chegada do Verão, chegam os festivais de música um pouco por todo o mundo e, embora este ano não estejam a 100% devido à COVID-19, trazemos-lhe alguns dos mais famosos da história.

O primeiro festival de música realizou-se em Newport (Rhode Island, EUA) em 1954. O Festival de Jazz de Newport reuniu mais de 11.000 admiradores deste movimento musical que ainda hoje é celebrado. Contou com grandes figuras tais como Louis Armstrong e Ella Fitzgerald.

Nos anos 60, os festivais cresceram em número e afluência. O Monterey International Pop Festival foi o primeiro grande festival de rock. Foram três dias com grandes artistas como Janis Joplin e Jimi Hendrix. O famoso “Verão do Amor de 67” celebrou-se lá.

 

Se temos de falar do FESTIVAL com letras maiúsculas, é sem dúvida o Woodstock. A lotação prevista foi ultrapassada, quando cerca de 800.000 pessoas se reuniram em Bethel (Nova Iorque). O festival abriu as portas a todos aqueles que o quiseram apreciar e, durante três dias, tornou-se o maior encontro da história do movimento hippie. The Who, Tim Hardin, Joe Cocker, Quill, Johnny Winter, Santana, Neil Young, Jimi Hendrix e Janis Joplin foram alguns dos artistas que passaram pelos palcos do festival.

 

O Festival da Ilha de Wight foi tão revolucionário que até o parlamento britânico teve de criar a Lei da Ilha de Wight para que mais de 5.000 pessoas se pudessem reunir. Em 2002 foi reconvertido no Seaclose Park, mas voltou às suas origens recuperando a sua essência e o seu nome.

 

Em 1970 realizou-se o Festival de Pilton, conhecido atualmente como Glastonbury. Todos os anos, milhares de pessoas, influenciadores e personalidades do mundo do espetáculo desfilam pelo festival, todos num estilo boho chic, a marca registada do festival inglês. Não só conta com diversos cantores, como também se podem ver atuações de dança, circo, cabaret, entre outras artes. Os artistas que estão nos Tops ou atuam no palco ou estão na área VIP a disfrutar deste festival. Como em muitos dos festivais atuais, também se pode assistir online.

 

Outro dos festivais mais populares e procurados da atualidade é o Coachella, cujo nome deriva da sua localização no Vale de Coachella, na Califórnia. Apesar de ter sido criado em 1999, reúne os melhores artistas populares para o agrado dos seus 75.000 espectadores. Nos últimos anos, quando a data do festival chega, os bilhetes esgotam-se em minutos e as redes sociais são inundadas de fotos dos festivaleiros.

 

E não podíamos falar de festivais que se esgotam em questão de minutos, sem falar do Tomorrowland, o mais famoso festival de música eletrónica. Nascido em 2005 na Bélgica, este festival conta sempre com efeitos de iluminação e tecnologia de encenação espetaculares. Nos últimos anos tem estado disponível também online, para quem não consegue comprar bilhetes.

Contenido relacionado