Invenções da Roma Antiga

28 de Setembro de 2020

Como sabemos, o Império Romano foi e continua a ser uma das civilizações mais interessantes que alguma vez existiu. Embora tenham passado muitos anos desde a queda do seu império, foram muitas das suas invenções que conservámos.

Aqui encontram-se algumas das invenções mais significativas:

O Calendário Juliano: é umas das criações mais importantes, uma vez que o nosso calendário atual é baseado neste;

Estradas: para unificar todo o território, os romanos construíram inúmeras estradas. Estes fizeram-nas tão bem, que muitas delas ainda se encontram preservadas;

A encadernação de livros: os romanos foram responsáveis pela criação do códex. Com isto, deixou de se escrever em pedra e barro, transferindo-se melhor o conhecimento e a cultura;

Programas de assistência social: criaram programas governamentais, originando medidas tão significativas como educação, subsídios alimentares e outras medidas para os mais necessitados.

O jornal: foram os primeiros a transmitir notícias, para além dos aspetos legais, militares e civis. A primeira forma de jornal chamava-se Ata Diurna, ou “atos do dia-a-dia”, e eram esculpidas em lajes de pedra e metal onde a notícia mais importante do dia era publicada.

Contenido relacionado