O primeiro voo da humanidade ocorreu em AL-ANDALUS

29 de Abril de 2021

Um feito nunca antes visto, aconteceu no Al-Andaluz dos Omíadas.

O sábio Abbãs ibn Firnãs, que estudou química, física e astronomia, saltou de uma torre em Córdoba com uma asa delta e por essa grande loucura é considerado o pai da aeronáutica. E é em Al-Andaluz que é considerado o primeiro voo da história.

 

Córdoba, naquela época, era um polo de conhecimento. Os árabes trouxeram-nos muito conhecimento que havia no mundo. Abbãs ibn Firnãs não se interessava apenas por façanhas militares, mas também era um poeta, filósofo… Abbãs inventou vários dispositivos curiosos, como um relógio de água, a escultura de cristal de rocha e um planetário.

 

Se a ideia de voar sempre atraiu o ser humano, aquele que foi um estudioso da sua época, sentiu-se igualmente atraído pela ideia de voar como um pássaro. Daí ter-se atirado com um artefacto voador para o mundo.

 

No ano de 852, em Córdoba, laçou-se no vazio de uma torre armada com nada mais do que uma grande tela que amortecia a queda. De facto, sofreu apenas ferimentos leves, tendo sido assim considerado também o inventor do paraquedas.

 

Contudo, foi em 875 quando conseguiu ficar no ar por um tempo considerável para a época (entre dois e dez minutos, dependendo das fontes). Aos 65 anos, laçou-se “em tempo real”, novamente com um dispositivo que ele mesmo inventou, uma asa delta primitiva feita de madeira e seda que o ajudou na sua façanha histórica. Uma multidão atordoada cercou-o enquanto ele se lançava no ar. O voo acabou por ser um sucesso pelo tempo em que ele permaneceu no ar, não tanto pelo seu físico, uma vez que partiu as duas pernas ao cair. No entanto, isso fê-lo perceber que a sua engenhoca não tinha cauda para direcionar o voo com eficiência.

Muitos anos após a sua morte, Abbãs ibn Firnãs, tornou-se o primeiro homem voador da história, em 1903, os irmãos Wright construíram e pilotaram o biplano Flyer e depois de viajar quase 40 metros em 12 segundos, eles conseguiram ser os primeiros a fazer um voo com motor. Desde então, a indústria aeronáutica evoluiu significativamente. Graças aos avanços tecnológicos, os navios de maior escala, estão mais seguros e a ser construídos, tendo já enviado com sucesso astronautas a 384.000 km de altura. A lua está ao nosso alcance há mais de 50 anos.

 

Contenido relacionado