O QUE NÃO MATA ENGORDA

21 de Dezembro de 2021

A origem da expressão “o que não mata engorda” encontra-se no próprio uso da linguagem, e esta fórmula é um dos ditados e provérbios populares que têm um significado mais literal e menos metafórico. Vamos então rever a sua utilização e o seu significado.

O QUE SIGNIFICA A EXPRESSÃO O QUE NÃO MATA ENGORDA

Ao contrário dos outros ditados que se podem referir a diversas e variadas coisas e aspetos, “o que não mata engorda” é uma expressão que se utiliza principal e quase exclusivamente para fazer referência à comida.

Este ditado, que não está isento de um toque de humor, refere-se aqueles momentos em que, por descuido ou pura gula, se come algo que a qualidade é duvidosa. A frase vem dizer que, no fim de contas, tudo o que se come tem alguma coisa de negativa. Procura, portanto, minimizar as possíveis características não saudáveis do produto em questão.

Não se sabe ao certo a sua origem. A maioria dos peritos concorda que é uma expressão que surgiu como resultado do uso comum da língua, pelo que é difícil encontrar uma data exata que date o início desta expressão.

No entanto, apesar do facto de a origem da expressão “o que não mata engorda” ser difícil de determinar, é um dos ditados mais utlizados na nossa língua.

Contenido relacionado