OS BRINQUEDOS QUE MUDARAM O MUNDO

OS BRINQUEDOS QUE MUDARAM O MUNDO

2 de Março de 2022

O que é ser criança? Ser criança é o sonho. É a imaginação sem limites. É um mundo infinito de possibilidades que nos transporta para onde quisermos ir. Todas as crianças sabem ser crianças. Mas há poucos adultos que se lembram. Esta serie mostra-lhe a origem dos brinquedos que fizeram as nossas gerações, como é que nos mudaram a nós- e ao mundo.

A incrível criação de alguns dos brinquedos mais icónicos de sempre aconteceu por acaso. Muitos brinquedos nasceram como subprodutos que tiveram a sua origem em pesquisas com objetivos totalmente distintos, como a espiral que desce escadas e a plasticina.

A BIOGRAFIA DE BARBIE E DE GI JOE

A Barbie e o GI Joe são indiscutivelmente dois dos brinquedos mais icónicos do mundo. A Barbie, pensada por Ruth Handler nasceu a 9 de Março de 1959, lançada pela empresa Mattel. A primeira Barbie teve como modelos grandes actrizes americanas da época como Marilyn Monroe e Elizabeth Taylor. Usava saltos altos e óculos de sol, brincos e um fato de banho tipo zebra às riscas pretas e brancas. Foram produzidos dois modelos: um com cabelo louro, o outro com cabelo castanho. O que tornou a Barbie especialmente popular foi a possibilidade de mudar a ropa da boneca e a variedade de adereços à venda para a mesma. Isto, juntamente com uma campanha publicitária televisiva sem precedentes, significou que, em apenas alguns meses, foram vendidos até 351.000 exemplares. O preço era de três dólares, cerca de 2,3 euros.

GI Joe, o pequeno soldado militar, nasceu três anos mais tarde em 1964. Criado por Merrill Hassenfeld da empresa Hasbro, a grande rival de Mattel, o boneco foi pensado como uma versão masculina da sua concorrente. GI Joe foi depois brilhantemente reformulado como primeira ‘action figure’ – que acaba por resultar numa série de televisão e produções de cinema.

Durante décadas, estas duas empresas lutam entre si pelo domínio da indústria dos brinquedos, mas, quando o panorama cultural se altera, veem-se obrigados a decisões desesperadas que acabariam por granjear um estatuto imortal aos seus brinquedos.

Junte-se a nós sexta, dia 11 de Março para conhecer esta e muito mais histórias e embarque connosco nesta extraordinária aventura.

Contenido relacionado