Os cinco eventos mais importantes dos últimos 20 anos

12 de Fevereiro de 2020

Nos últimos 20 anos, uma grande quantidade de invenções acontecera no campo da tecnologia. Tudo evolui e, com mais equipamentos, ferramentas e conhecimento, as inovações tecnológicas caminharam de mãos dadas com essa evolução.

 

A Internet é sem dúvida a maior invenção das últimas duas décadas. Algo que começou como uma forma de comunicação entre o exército, é hoje usada por milhares de milhões de pessoas em todo o Mundo. É incrível poder pensar num mundo sem a Internet. O desenvolvimento deste sistema levou ao surgimento de motores de busca como o Google, de redes sociais e de elementos que têm como fim melhorar o hardware dos computadores, como são os casos dos discos rígidos e das memórias USB.

 

A evolução dos carros tem sido também imensa nas últimas décadas. O ser humano passou a querer carros mais potentes, com mais cavalos, e a procurar segurança e cuidado ambiental. Um dos primeiros marcos do sector automóvel foi fazer com que 100% dos veículos novos tivessem airbag em 2007. Esse sistema diminuiu em larga medida o número de mortes em acidentes de carro, bem como as consequências de acidentes como a tetraplegia. Além disso, hoje em dia é impensável ir a um destino sem conectar o GPS. É possível concluir que, embora tenha sido criado nos anos 70, é agora um meio de transporte regular, entre outras formas de mobilidade.

 

Em 1996, os DVDs entraram no mercado. Longe estão as fitas Betamax e VHS, que tinham de ser rebobinadas, que poderiam ser apagadas com a gravação de algo por cima e que, com o passar do tempo, podiam ficar com a imagem estragada. O DVD chegou para revolucionar a indústria cinematográfica. Hoje, não só adquirimos o filme em DVD, como também é possível seleccionar o idioma, avançar e retroceder os capítulos ou aproveitar o conteúdo extra que era inacessível até o momento. Embora actualmente as plataformas BluRay e VOD, como Netflix ou HBO, tenham diminuído as vendas de DVDs, ainda há quem os procure.

 

Os telemóveis chegaram ao mercado nos anos 80. Na altura eram gerigonças, por vezes ligadas a uma bateria grande e pesada, e utilizadas somente por executivos seniores e pelas classes altas que os podiam pagar. Os smartphones fazem já parte da rotina diária e é difícil pensar que há 10 anos eram inexistentes. Hoje, a partir de um smartphone, é possível fazer tudo: comunicar com alguém por vídeo, usar redes sociais, comprar viagens de avião ou até fazer pagamentos.

 

Embora o seu uso e até mesmo o seu conhecimento ainda não estejam muito difundidos, a colher inteligente significou um antes e um depois para os pacientes de Parkinson. Esta colher possui um cabo electrónico que estabiliza os movimentos involuntários dos pacientes de Parkinson para que tenham independência na hora das refeições. Independência essa que a doença retirou.

Contenido relacionado