Os principais deuses do antigo egipto

3 de Dezembro de 2019

Há tantos deuses egípcios e estes adoptam tantas representações que é difícil identificá-los. Sabe quais são os principais Deuses egípcios?

Ámon “O oculto”

Amón era a divindade mais versátil e conhecida: o rei dos Deuses. Era a personificação do oculto e do poder do criador. Dizia-se que não podia ser visto por ninguém, mortais ou Deuses. Ele estava ligado aos marinheiros, era o seu protector, pelo que era normal ver o seu nome nos lemes dos navios egípcios antigos.

 

Rá era um dos Deuses mais importantes para os egípcios, por ser aquele que iluminava cada dia. A sua representação era a cabeça de um falcão juntamente com um disco solar. Todas as noites viajava 12 horas de Oriente a Ocidente, pelas 12 regiões do Duat habitadas por monstros que tentaram reter a noite e torná-la eterna.

 

Thoth

Era o Deus da escrita e dos cálculos. Rá colocou-o no céu para o iluminar depois do seu retiro, pelo que tratava de um Deus solar. Todas estas características deram-lhe o poder de medir o tempo e os calendários e de ser o Deus que permitiu o nascimento de Osíris, Seth, Hórus o velho, Isis e Néftis em “cinco novos dias”.

 

Mut

Ela era considerada a mãe, a origem de todo o que existe. Estava sempre entre o sol e a lua, como um terceiro olho que mostrava a perfeição cósmica. Era uma das estatuetas em frente da qual se pronunciavam algumas palavras quando alguém falecia, para que não se decompusesse.

 

Ísis

Era a Rainhas das Deusas, a grande Deusa Mãe que recuperou e embalsamou o corpo de Osíris. Considerada a Deusa da maternidade e do nascimento, protegia todas as mães e crianças. Ela era considerada a governanta do casamento.

 

Osíris

Marido de Isis, era considerado um antepassado directo da realeza. Este era um dos mais importantes Deuses do antigo Egipto, era o Deus da ressurreição. Foi confiado a Osíris os mortos no seu trajeto para uma nova vida.

 

Hórus

Hórus era o Deus real mais antigo, tinha a forma de um falcão. Era o senhor da montanha, por onde o sol nasce todas as manhãs. Quando o culto a Osíris adquiriu importância, Hórus converteu-se filho de Osíris. Osíris, Isis e Hórus eram a mais importante tríade de Deuses. No livro dos Mortos Hórus, na forma de Haroéris, ajudou Faraó a ascender ao céu.

Contenido relacionado