Porque não se brinda com água

29 de Janeiro de 2021

Acredita-se que brindar com água dá azar. Cerca de 30% dos espanhóis acredita que brincar com este líquido traz má sorte, segundo um estudo da Perrier. Existe alguma base teórica que sustente esta superstição de brindar com água?

Há várias teorias sobre a má sorte que resulta de brindar com água. Uma das possíveis origens desta crença é encontrada na mitologia grega. Segundo esta, os mortos que tinham sido castigados com sofrimento eterno tinham de beber água do rio Lete no Submundo. Ao fazê-lo, esqueciam-se completamente da sua vida anterior. É por isso que os vivos brindavam com copos de água quando um ente querido morria. Isto simbolizava a viagem dos gregos a Hades na antiguidade.

 

Outras teorias relacionam o azar de brindar com a água com a Idade Média. A razão é que esta é uma época na história em que a água potável era escassa e a sua qualidade difícil de controlar. As pessoas adoeciam quando bebiam água, algo que não acontecia com bebidas como o vinho ou a cerveja, graças à fermentação.

 

Uma das teorias mais aceites é a dos brindes czaristas. Na Rússia, se o czar levantasse o seu copo de vinho para alguém à mesa, este recebia elogios e felicitações. No entanto, se o copo do czar tivesse água, a pessoa não recebia o brinde com tanta alegria. O destinatário do brinde levantar-se-ia em silêncio, deixaria a sala e em breve um tiro seria ouvido.

Contenido relacionado