Qual é a origem da palavra meme?

30 de Abril de 2020

Sabe de onde vem a palavra meme? A sua origem está no ano de 1976, e foi usada pela primeira vez por um evolucionista britânico Richard Dawkins na sua obra “O Gene Egoísta”.

Dawkins afirma que existe uma analogia entre a forma em que os memes ou comportamentos se transmitem de uma pessoa a outra e a maneira em que se transmitem os genes entre gerações. O meme seria “a unidade cultural de imitação, replicação e transmissão”, do mesmo modo que um gene é a unidade hereditária. É por esta semelhança conceptual que Dawkins procurava uma palavra que soasse e se parecesse com gene (gen em inglês). Originalmente criou a palavra “mimem”, e posteriormente, esta iria abreviar-se em “meme”.

 

Hoje em dia, usa-se a palavra meme numa referência a imagens e conteúdos escritos, com um claro carácter humorístico, que se difunde de maneira viral pela Internet, em especial nas redes sociais e em fóruns.

 

Segundo o próprio Dawkins, através de um meme, a Internet se apropria de uma ideia original, altera-a de maneira aleatória e dispersa-se de maneira semelhante à seleção natural de Darwin.

Contenido relacionado