SABIA QUE HOUVE OUTRO WINSTON CHURCHILL?

15 de Junho de 2022

Nuno Mota, Diretor do Arquivo e Biblioteca de Madeira, explica, neste vídeo, a curiosa e engraçada história do outro Churchill na Madeira.

Em 1896, um outro viajante, um outro visitante aqui também ilustre… foi Winston Churchill, não o estadista e político britânico mas o escritor e romancista americano que, na altura, penso que era militar. Penso que estava na marinha americana e esteve no Funchal e essa experiência dele do Funchal conduziu ao seu primeiro livro, à sua primeira obra literária que se chama “Mr. Keegan’s Elopement”.

Note-se que este Winston Churchill é uma figura que se tornou notável no contexto americano.

Foi autor de best sellers, esteve envolvido na indústria… nos primeiros passos da indústria cinematográfica em Hollywood, escreveu argumentos para filmes de Hollywood e depois há esta história curiosa quando o Winston Churchill britânico se torna também uma figura globalmente notável criou-se o problema da sua homonimia, não é?

E há uma carta muito engraçada, que conseguimos descobri-la facilmente na internet, de Churchill… do Churchill britânico ao americano. O britânico penso que é mais novo 3 ou 4 anos do que o americano e, portanto, num gesto de cortesia ele propõe-se a passar a assinar Winston S. Churchill, precisamente porque esta equivalência de nomes, particularmente no mercado americano, onde o outro Churchill era particularmente conhecido criava, obviamente, muitas confusões e muitos problemas de natureza prática.

Conhecia a história?

Contenido relacionado