Turismo: como começou o turismo na história?

28 de Setembro de 2020

Embora, infelizmente, este seja um ano em que o turismo tem sido seriamente afetado pelo COVID-19, a verdade é que é uma das maiores indústrias do mundo, gerando inúmeras receitas anualmente.

Há centenas de formas de fazer turismo, mas quando e onde surgiu este costume? Será que na Idade Média se abandonava a labuta por alguns dias para descansar?

Parece que o turismo tal como o conhecemos (excluindo as viagens comerciais, que começaram em aproximadamente 3000 a.C.) começou durante a revolução industrial no século XIX, quando a jornada de trabalho passou a ser de 8 horas e em alguns casos foram estabelecidos sistemas de descanso remunerado. Foi então que os trabalhadores começaram a pensar em visitar zonas paradisíacas ou locais com monumentos ou praias. Este tipo de turismo, mais massificado, desenvolveu-se com a evolução industrial, mas antes, muito antes, as viagens comerciais já existiam.

 

Roma e Idade Média

Os romanos construíram a sua famosa rede de estradas que permitia viagens mais fáceis, rápidas e confortáveis, o que constituiu um grande impulso para viagens comerciais, de motivação religiosa e, claro, para migrações. Um grande exemplo disto é a Via Apia, considerada a primeira autoestrada da história.

Tabula Peutingeriana

 

Além disso, em impérios como o Islão, as peregrinações a Meca e todos os movimentos migratórios envolveram milhares de viagens de todos os estratos da sociedade durante a Idade Média.

 

Idade Moderna

Durante a Idade Média, o aparecimento de pousadas e hotéis deu origem ao turista como o conhecemos hoje.

Uma pousada holandesa do século XVII

As viagens de lazer eram mais fáceis porque os viajantes podiam passar a noite em locais diferentes, facilitando assim viagens de maior distância.

 

Era Contemporânea

­­Foi na era contemporânea que o turismo como indústria começou finalmente a desenvolver-se de forma definitiva. O surgimento de Thomas Cook como empresário do turismo foi fundamental para isto. Sendo considerado o pai do turismo. Cook começou a escrever guias de viagem, chamados “Manual do Turista”, guias de viagem como o conhecemos hoje.

Em 1841, Thomas Cook organizou a primeira viagem turística da história e, em 1855, levou um grupo de turistas numa rota através dos Países Baixos, Bélgica, Alemanha e França. Também realizou uma volta ao mundo com um grupo de nove turistas, que durou 222 dias.

Thomas Cook

 

Posteriormente, começaram a aparecer as primeiras agências de viagens como a de Thomas Cook e a American Express. Mais tarde, e com o aparecimento do automóvel, a indústria do turismo não parou de crescer, e graças a ele, o conhecimento cultural e histórico da população também aumentaram exponencialmente, podendo visitar lugares históricos como as pirâmides do Egipto ou o Coliseu Romano.

Em Espanha, Viajes Marsans foi a primeira agência de viagens a obter uma licença para operar, iniciando a sua atividade em 1910.

Contenido relacionado