10 acontecimentos históricos que marcaram 2022

9 de Janeiro de 2023

O ano de 2022 foi marcado por diversos acontecimentos históricos e o Canal HISTÓRIA destaca alguns dos mais relevantes.  Descubra abaixo os dez grandes acontecimentos de 2022.

 

  1. Invasão Russa à Ucrânia (24 fevereiro)

O presidente russo Vladimir Putin inicia a invasão da Ucrânia pela Rússia, considerada por muitos o maior confronto militar desde a Segunda Guerra Mundial.

 

  1. “Roe vs. Wade”: Revertida a lei que permitia o aborto nos EUA (24 junho)

A proteção do direito ao aborto nos EUA, em vigor desde 1973, foi anulada pelo Supremo Tribunal do país, permitindo a cada Estado decidir se mantém ou proíbe tal direito.

 

  1. Morte da Rainha Isabel II de Inglaterra (8 setembro)

Aos 96 anos, a Rainha Isabel II morre após o mais longo reinado da história de Inglaterra. O seu filho torna-se o Rei Carlos III, assumindo as funções aos 73 anos de idade.

 

  1. Protestos no Irão após a morte de Mahsa Amini (16 setembro)

A morte da jovem Masha Amini, detida pelo uso incorreto do véu islâmico (infringindo o código do Irão), gerou a maior onda de manifestações no país desde a Revolução Islâmica de 1979.

 

  1. Fim do estado de alerta em Portugal devido à covid-19 (1 outubro)

Após mais de 1 ano e meio de pandemia, o Governo português tomou a decisão de não renovar a situação de alerta no país devido à covid-19.

 

  1. Inflação mais alta em Portugal em 30 anos (outubro)

Em outubro, a taxa de inflação em Portugal atingiu os dois dígitos (10,2%), aumentando 0,9 pontos percentuais relativamente ao mês anterior. Foi o valor mais elevado no país desde os últimos 30 anos.

 

  1. Lula da Silva vence Jair Bolsonaro e volta a liderar o Brasil (30 outubro)

Numa das eleições mais divididas de sempre, o ex-Presidente Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (esquerda) é eleito nas presidenciais do Brasil, tendo derrotado por estreita margem Jair Bolsonaro.

 

 

  1. Vitória da Argentina no Mundial de Futebol do Qatar (18 dezembro)

A seleção sul-americana protagonizada por Lionel Messi venceu a França e conquistou pela terceira vez o Campeonato do Mundo de futebol, neste que foi o primeiro da História ocorrido no Inverno e um dos mais controversos devido às restrições das liberdades e direitos por parte do país anfitrião.

 

  1. Morte do Pelé, o “Rei do Futebol” (29 dezembo)

Depois de um agravamento do seu estado de saúde, o “Rei” Pelé, ícone do futebol brasileiro e do desporto mundial, morreu aos 82 anos.

 

  1. Morte do Papa emérito, Bento XVI (31 dezembro)

O Papa Bento XVI foi eleito em 2005, tendo abdicado em 2013 e passado a ser emérito da diocese de Roma. Morreu no último dia do ano 2022, aos 95 anos de idade.

Estes foram alguns dos vários acontecimentos que ocorreram no último ano. Que mais destacaria?

Contenido relacionado