Auschwitz em 33 objetos

18 de Janeiro de 2023

Chega o ano novo e, com ele, uma nova série no Canal HISTÓRIA: Auschwitz em 33 objetos segundas às 22h15.

Auschwitz-Birkenau, símbolo do Holocausto, genocídio e terror. O antigo campo de concentração e extermínio nazi é também um dos maiores cemitérios do mundo. Nele morreram más de um milhão de judeus, dezenas de milhares de polacos e ciganos, prisioneiros de guerra soviéticos e muitos outros.

Hoje em dia é um museu, mas não um qualquer. Não há nenhum outro lugar onde se guardem objetos como estes: uma escova de dentes, uma mala velha, uma madeixa de cabelo… Dentro dos antigos e modestos edifícios do complexo, está uma das mais modernas oficinas de restauro e, graças a ela, vamos conhecer as histórias e os segredos por detrás dos objetos encontrados no maior campo de concentração do mundo.

 

Alguns dos objetos de Auschwitz…

Poderás conhecer as surpreendentes histórias que os objetos te contam, tais como uma boneca, que esconde as histórias dos destinos de crianças e jovens presos. Focamo-nos no bloco 16A, que se distingue por um detalhe: um mural de um conto de fadas, da autoria de um recluso desconhecido. Relatamos a sua história a partir das recordações de uma prisioneira sobrevivente que passou ali a sua infância.

As histórias infantis escritas no campo são principalmente de pais para os seus filhos. Os contos de fadas eram ilegais, pelo que os prisioneiros arriscavam a sua vida para tentar que as crianças sorrissem, ainda que apenas por um momento.

A porta da câmara de gás foi a única preservada. Foi encontrada em 1945 nas ruínas do crematório. Somos a primeira equipa de televisão a entrar no local e a mostrar o solo original onde milhões de pessoas foram gaseadas. A porta está preservada dentro de uma vitrine selada a vácuo desde 2012.

Uma matrícula da SS possibilitou a ousada fuga de Kazimierz Piechowski, prisioneiro número 918. Depois de dois anos no campo, ele e outros três reclusos invadiram um armazém de uniformes e armas, roubaram um carro Steyr 220 da SS e atravessaram o posto de controlo do campo.

 

Não podes perder Auschwitz em 33 objetos, que estreia segunda 23 janeiro às 22h15 no Canal HISTÓRIA.

Contenido relacionado