A queda das Torres Gémeas em Nova Iorque

11 de Setembro de 2001

Os ataques de 11 de setembro de 2001 contra os EUA consistiram numa ação coordenada pelo grupo terrorista islâmico Al- Qaeda contra alguns dos principais símbolos do país, que teve uma grande cobertura dos media, inclusive a transmissão ao vivo do segundo avião desviado que chocou contra uma das torres do World Trade Center, as chamadas Torre Gémeas.
Quatro aviões de passageiros foram sequestrados por 19 terroristas da Al-Qaeda para os ataques suicidas. Dois desses aviões, o American Airlines voo 11 e United Airlines voo 175, atingiram as torres Norte e Sul, respetivamente, do complexo do World Trade Center em Nova Iorque. Os ataques ocorreram no início da manhã ( hora local).
Duas horas depois, as duas torres desabaram. Os detritos e os incêndios causaram o colapso completo ou parcial de todos os outros edifícios do complexo WTC e grandes danos noutras estruturas situadas nas proximidades.
Um terceiro avião, o American Airlines voo 77, foi lançado contra o Pentágono (a sede do Departamento de Defesa dos Estados Unidos da América), o que provocou o colapso parcial da parte oeste do edifício. O quarto avião, United Airlines voo 93, rumava para Washington, mas caiu num campo perto de Shanksville, Pensilvânia, porque os passageiros lutaram contra os sequestradores.
No total, quase 3 mil pessoas morreram nos ataques, incluindo os 227 civis e 19 sequestradores a bordo dos quatro aviões. Este também foi o incidente que resultou em mais mortes de bombeiros na história dos Estados Unidos.
A suspeita do ataque caiu rapidamente sobre a al-Qaeda, embora o líder do grupo, Osama bin Laden, inicialmente, tivesse negado qualquer envolvimento. Em 2004, porém, Osama bin Laden assumiu a responsabilidade pelos ataques. A Al-Qaeda e Bin Laden citaram o apoio dos EUA a Israel, a presença de tropas americanas na Arábia Saudita e as sanções contra o Iraque como os motivos para os ataques. Os Estados Unidos responderam com o lançamento da “Guerra ao Terror” e invadiram o Afeganistão para depor o Talibã, que abrigou a Al- Qaeda. Muitos países reforçaram a sua legislação antiterrorismo e ampliaram os poderes de aplicação da Lei. Bin Laden foi localizado e morto por forças dos EUA em maio de 2011, no Paquistão.
A limpeza do local do World Trade Center ficou concluída em maio de 2002, enquanto o Pentágono levou um ano para ser reparado. Inúmeros monumentos foram construídos por conta dos ataques, tal como foram feitas diversas homenagens pelo mundo. O World Trade Center era um complexo localizado na ilha de Manhattan de Nova Iorque, nos EUA, onde se situavam as Torres Gémeas, duas grandes edificações projetadas pelo arquiteto norte-americano de origem japonesa Minoru Yamasaki. Só ali, morreram 2.749 pessoas. O World Trade Center foi um dos grandes símbolos do capitalismo financeiro internacional: 430 companhias de 28 países tinham escritórios nestes arranha-céus. Entre elas, o Banco da América, Morgan Stanley, American Express ou o Grupo de Crédito Suíço.

Contenido relacionado