Bob Dylan ganha o Prémio Nobel da Literatura

13 de Outubro de 2016

O cantor e compositor norte-americano Bob Dylan recebeu o Prémio Nobel de Literatura, a 13 de outubro de 2016, conforme anunciou a Academia Sueca, em Estocolmo. O astro da música folk e rock foi escolhido por criar “novas expressões poéticas dentro da grande tradição musical americana”, afirmou a secretária da Academia, Sara Danius. Segundo ela, Dylan é um ícone e influenciou a música popular contemporânea.
Há muito tempo que já se falava de um Nobel de Literatura dedicado a um cantor ou compositor, porém havia o argumento de que dificilmente a Academia iria reconhecer uma estrela pop. Além disso, premiar um músico poderia soar como uma crítica à literatura contemporânea, pois seria o mesmo que dizer que não há escritores à altura para receber o prémio.
Bob Dylan recebeu o Nobel no ano em que completou 75 anos. Nascido Robert Allen Zimmerman, em Duluth, Minnesota, aprendeu sozinho a tocar harmónica, guitarra e piano. Entre os seus discos mais famosos estão “Highway 61 Revisited” (1965), “Blonde on Blonde” (1966) e “Blood on the Tracks” (1975). Dylan é o autor de verdadeiros clássicos do rock, como “Like a Rolling stone”, “Hurricane” e “Idiot wind”.
Em 2012, Bob Dylan recebeu a Medalha Presidencial da Liberdade, a honra civil mais alta dos Estados Unidos, das mãos do Presidente Barack Obama.

Contenido relacionado