Lançamento do videojogo “Super Mario”, um ícone de gerações

13 de Setembro de 1985

Foi um marco na história dos videojogos… O jogo Super Mario foi lançado em 13 de setembro de 1985 pela Nintendo. Também conhecido como Super Mario Bros ou apenas Mario, é o produto central do franchising Mario. O jogo foi criado pelo criador e designer de jogos eletrónicos japonês Shigeru Miyamoto, servindo de mascote da Nintendo. Mario é retratado como um canalizador italiano, baixinho e rechonchudo.
Foi lançado, pelo menos, um jogo Super Mario para todas as principais consolas da Nintendo. A partir de março de 2011, o jogo tornou-se o mais vendido da História e Mario tornou-se uma das personagens mais famosas da cultura dos videojogos.

Os jogos do Super Mario decorrem no mundo ficcionado do Reino do Cogumelo. Geralmente, Mario é o principal jogador, mas ele também pode estar acompanhado pelo irmão Luigi e, ocasionalmente, por outros membros do elenco.

Nas suas aventuras para salvar a Princesa Peach, Mario pula no topo de plataformas e vence inimigos em várias fases temáticas, onde, ao final de cada uma, enfrenta “chefões” como Bowser. O primeiro título da série, a versão de 1985, foi lançado para a consola Nintendo Entertainment System (NES), com conceitos de jogabilidade e elementos estabelecidos que prevalecem em quase todos os jogos Super Mario até hoje. Tratam-se de alguns superpoderes adquiridos por Mario, como ficar maior e poder arremessar bolas de fogo contra os inimigos.

Além do videojogo, o franchising Super Mario também inclui outros géneros de jogos, cinema, televisão, imprensa e produtos em geral.

Contenido relacionado