Morreu George H. W. Bush, ex-Presidente dos Estados Unidos

1 de Dezembro de 2018

O político norte-americano George Herbert Walker Bush morreu no início da madrugada do dia 1 de dezembro de 2018, aos 94 anos, em Houston, Texas, nos Estados Unidos. Bush foi o 41º Presidente dos EUA. Depois de lhe ter sido diagnosticada a doença de Parkinson, Bush teve diversos problemas de saúde nos últimos dias de vida.

Filiado no Partido Republicano, Bush candidatou-se à Presidência em 1988 e derrotou o candidato democrata Michael Dukakis. A política externa foi o que mais marcou a sua presidência, nomeadamente com operações militares levadas a cabo no Panamá e no Golfo Pérsico num período de mudança no panorama político mundial. O Muro de Berlim foi derrubado em 1989, e a União Soviética dissolveu-se dois anos mais tarde.

Como Presidente dos EUA, George Bush é possivelmente mais conhecido por ter liderado a coligação das Nações Unidas na Guerra do Golfo (1990–1991). Em 1990, sob o comando de Saddam Hussein, o Iraque invadiu o Kuwait, o país vizinho rico em petróleo. Numa ação de política externa, que viria a ser posta em causa mais tarde, o Presidente Bush conseguiu uma vitória militar incompleta, permitindo que Saddam Hussein continuasse no poder, ao seguir o conselho do Secretário de Defesa Dick Cheney.

Bush era pai de George W. Bush, o 43º Presidente dos Estados Unidos, e de Jeb Bush, ex-Governador da Florida. Até à eleição do filho George W. Bush para Presidente em 2000, Bush era normalmente referido como “George Bush”, mas, desde então, os nomes “George H. W. Bush” e “Bush Pai” tornaram-se comuns como uma forma de distingui-los.

A partir da década de 2010, a sua saúde foi-se tornando cada vez mais frágil. Por causa da doença de Parkinson, Bush precisava de uma cadeira de rodas para se deslocar. Em 2012, passou quase dois meses internado no hospital com uma bronquite. Em 2014, voltou a ser hospitalizado. Em 2015, fraturou um osso do pescoço depois da queda. Em 2017, foi internado duas vezes com pneumonia.

Bush ficou viúvo a 17 de abril de 2018, quando perdeu a mulher Barbara Bush com quem foi casado 73 anos, protagonizando, assim, o casamento presidencial mais duradouro da História dos EUA. Alguns dias antes de morrer, o ex-Presidente esteve internado num hospital de Houston com sintomas de hipotensão, mas acabou por falecer em casa.

Contenido relacionado