Nasceu Frida Kahlo, uma pintora mexicana

6 de Julho de 1907

Uma das mais destacadas pintoras da história do México, Magdalena do Carmen Frida Kahlo Calderón, mais conhecida como Frida Kahlo, nasceu no dia 6 de julho de 1907, em Coyoacán, a sul da Cidade de México. Apesar disso, Frida dizia ter nascido em 1910, no ano do início da Revolução Mexicana: “Nasci com a Revolução”, porque queria que a sua vida começasse com o México moderno. Este detalhe demonstra a sua peculiar personalidade, caracterizada desde a sua infância por um profundo sentimento de independência e rebeldia contra os hábitos sociais e morais habituais, movida pela paixão e a sensualidade.
Orgulhosa da sua nacionalidade e da sua tradição cultural, confrontou a reinante invasão dos costumes norte-americanos, tudo isto misturado com um peculiar sentido de humor. Entre as suas obras destacam-se: “Autorretrato em vestido de veludo” (1926), “Autorretrato” (1929), “Frida e Diego Rivera” ou “Frida Kahlo e Diego Rivera” (1931), “Henry Ford Hospital” (1932) e “Autorretrato na Fronteira entre o México e os Estados Unidos” (1932). Ao longo da sua vida, Frida teve vários problemas de saúde por causa de um acidente e também viveu um longo e turbulento relacionamento com o também artista e pintor Diego Rivera. Frida morreu no dia 13 de julho de 1954, também em Coyoacán.

“Bebi, porque queria afogar as minhas mágoas, mas estas malditas aprenderam a nadar.

“Pinto autorretratos porque estou muitas vezes sozinha, porque sou a pessoa que conheço melhor.

“Sofri dois acidentes graves na minha vida. Fui atropelada por um elétrico… e o outro acidente foi o Diego.” (Diego Rivera, o seu marido).
“Todos pensaram que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintei a minha própria realidade.

Frida Kahlo

Contenido relacionado