Nasceu o realizador e empresário Steven Spielberg

18 de Dezembro de 1946

No dia 18 de dezembro de 1946 nasceu o realizador de cinema e empresário Steven Allan Spielberg, na cidade de Cincinnati, nos Estados Unidos. Sendo o filho mais velho de três, Spielberg passou grande parte da sua vida em Phoenix. Na escola, nunca foi um aluno aplicado e, por causa disso, não conseguiu entrar para o curso de cinema da Universidade da Califórnia e foi obrigado a seguir Literatura Inglesa noutra faculdade.

Em 1969 fez a sua primeira curta-metragem “Amblin”, que conquistou importantes prémios e lhe valeu um contrato com a Universal. Com este estúdio, realizou a sua primeira longa-metragem “Um Assassino pelas Costas” (1972). O filme feito para televisão que teve tanto sucesso que acabou por ser lançado no cinema. Era o início de uma carreira com muitos sucessos. Algum tempo depois, Spielberg realizou “O Tubarão”, que faturou mais de 100 milhões de dólares americanos. Outros filmes de grande destaque foram “E.T. – O Extraterrestre” (1982), “Os Salteadores da Arca Perdida” (1981), “Parque Jurássico” (1993), “O Resgate do Soldado Ryan” (1998) e a “A Lista de Schindler”, que lhe valeu o primeiro Óscar de Melhor Realizador.

Além de realizador, Spielberg também é um produtor bem-sucedido, como nos casos de “O Fenómeno” (1982), e que todos conhecem popularmente pelo título original de “Poltergeist”, “Gremlins – Pequeno Monstro” (1984), “Os Goonies” (1985), a trilogia “Regresso ao Futuro” e “MIB – Homens de Negro” (1997). Como empresário, fundou a DreamWorks que, em 2006, foi vendida à Paramount. Spielberg é casado com a atriz Kate Capshaw (que participou em “Indiana Jones”) e é pai de seis filhos, sendo um deles fruto do seu primeiro casamento com a também atriz Amy Irving.

Contenido relacionado