Nasceu o tenor Luciano Pavarotti, que popularizou a ópera

12 de Outubro de 1935

Reconhecido por ter popularizado a ópera, o tenor lírico Luciano Pavarotti nasceu neste dia, no ano de 1935, em Modena, na Itália. Grande intérprete das obras de Donizetti, Puccini e Verdi, Pavarotti também fez duetos com alguns artistas pop, como Mariah Carey, James Brown, Frank Sinatra, Ricky Martin, Laura Pausini, Elton John, Spice Girls, Queen, Céline Dion, Eros Ramazzotti, U2 e Roberto Carlos.
A sua consagração como tenor lírico ícone da sua geração aconteceu entre 1966 e 1972, durante os seus desempenhos no Teatro alla Scala de Milão e noutras casas de ópera italianas. Ficou bastante popular entre o público no Campeonato do Mundo de 1990 na Itália, com performances da ária “Nessun Dorma”, da ópera Turandot, de Giacomo Puccini. Pavarotti apresentou-se ao lado dos tenores e seus amigos Plácido Domingo e José Carreras. A sua última atuação foi numa ópera, no Metropolitan Opera, em março de 2004.
A sua última aparição em palco foi na abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno, em Turim, em 2006, quando cantou pela última vez “Nessun Dorma” e recebeu aplausos calorosos de milhares de pessoas. No dia 6 de setembro de 2007, Pavarotti morreu em casa, em Modena, vítima de um cancro no pâncreas, aos 71 anos.

Contenido relacionado