O Homem pisou a Lua pela primeira vez

20 de Julho de 1969

No dia 20 de julho de 1969, a Humanidade deu, literalmente, um passo muito além das suas fronteiras terrestres quando, pela primeira vez, um homem pisou a Lua. O feito do astronauta norte-americano Neil Armstrong e do seu colega Buzz Aldrin foi transmitido em direto para 100 milhões de pessoas. Ao todo, foram duas horas e 45 minutos de caminhada na Lua.

Ao pisar a superfície lunar, Armstrong disse a famosa frase: “Este é um pequeno passo para o Homem e um salto gigantesco para a Humanidade”.

Ao todo, os dois astronautas permaneceram 21 horas no satélite. Os dois aproveitaram a sua estadia na Lua para espetar a bandeira dos Estados Unidos, recolher cerca de 22 kg de material e tirar algumas fotos. Ambos pousaram numa região chamada Mar da Tranquilidade, a bordo do módulo lunar Eagle.

A missão de grande sucesso tinha começado no dia 16 de julho, quando o foguetão Saturno V foi lançado do Centro Espacial Kennedy, na Florida, transportando a aeronave Columbia. A tripulação era formada pelo Comandante Neil Armstrong, Michael Collins (piloto do módulo de comando) e Edwin “Buzz” Aldrin (piloto do módulo lunar).

A Apollo 11 regressou à Terra no dia 24 de julho a uma velocidade de 11.031 metros por segundo e pousou no Oceano Pacífico. Os três astronautas ainda tiveram de ficar de quarentena para evitar que trouxessem algum tipo de micróbios do espaço. Depois, viraram celebridades mundiais e escreveram para sempre os seus nomes na História.

Contenido relacionado