O Primeiro Campeonato do Mundo de Futebol

13 de Julho de 1930

A 13 de julho de 1930, a França derrotou o México por 4-1 e os EUA venceram a Bélgica por 3-0 nos primeiros jogos do Campeonato do Mundo de Futebol, disputados simultaneamente na cidade anfitriã, em Montevidéu, no Uruguai. Desde então, o Campeonato do Mundo tornou-se o evento desportivo mais assistido do mundo.

Depois da decisão de 1929 de excluir o futebol da programação dos Jogos Olímpicos de Los Angeles (1932), o Presidente da FIFA, Jules Rimet, ajudou a organizar um torneio internacional em 1930. Para deceção de muitos futebolistas europeus, o Uruguai, vencedor consecutivo da medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1924, em Paris, e de 1928, em Amesterdão, foi escolhido para acolher o primeiro Campeonato do Mundo de Futebol.

Por causa da depressão na Europa, muitos jogadores desse continente, com medo de perder os seus empregos diurnos, não foram capazes ou não quiseram participar do Mundial. Como resultado, algumas das equipas mais qualificadas da Europa, como a Inglaterra (três vezes vencedora da medalha de ouro nas Olimpíadas), a Itália, a Espanha, a Alemanha e a Holanda não puderam participar no primeiro Campeonato do Mundo. No entanto, quando o Uruguai aceitou pagar as despesas de viagem, Rimet conseguiu convencer a Bélgica, a França, a Roménia e a Jugoslávia a atravessarem o oceano. Na Roménia, foi o próprio Rei Carlos II que escolheu sozinho os jogadores da equipa, lhes deu três meses de férias e lhes garantiu que continuariam a ter emprego quando voltassem.

Dos que participaram no Campeonato, Uruguai e Argentina eram os favoritos absolutos, embora a França e os EUA também fossem adversários fortes. Na primeira ronda, o francês Lucien Laurent marcou o primeiro golo da história dos Mundiais de Futebol. No segundo jogo, a França perdeu por 1-0 com a Argentina, mas o que marcou o jogo foi a controversa decisão de os árbitros terem terminado o jogo seis minutos antes do tempo normal. Assim que o erro foi descoberto, os árbitros tiveram de chamar novamente os jogadores argentinos para o campo, para jogarem os minutos finais. O Brasil venceu a Bolívia por 4-0, mas como tinha perdido por 2-1 com a Jugoslávia no primeiro jogo, acabou por não se qualificar para a fase final.

Na primeira final do Campeonato do Mundo, realizada a 30 de julho, 93 mil espetadores foram ver o Uruguai derrotar a Argentina por 4-2, numa reprise do jogo que valeu a medalha de ouro nos Jogos Olímpicos de 1928. O Uruguai acabou por ganhar o seu segundo Mundial em 1950, de forma traumática para a equipa brasileira, porque perdeu por 2-1 num Maracanã lotado e com o favoritismo do seu lado.

Contenido relacionado